fechar
Ainda não tem cadastro? Faça agora
Esqueci a senha

Já tem cadastro? Conecte-se

Hortiescolha

Programa de apoio à tomada de decisão do serviço de alimentação escolar na escolha de frutas e hortaliças frescas.

Interessado?

Preencha a Ficha e solicite maiores informações.

Tenho interesse!

Contato

(11) 3643-3827

(11) 3643-3825

hortiescolha@ceagesp.gov.br

Apoio à tomada de decisão do serviço de alimentação escolar na escolha, aquisição, controle de qualidade e utilização de frutas e hortaliças frescas.

Frutas e hortaliças in natura são componentes essenciais no cardápio da alimentação escolar, pelo seu valor nutricional e por oferecer às crianças a oportunidade de descobrir e desfrutar grande diversidade de aromas, sabores, cores, formatos e texturas.

O cardápio da alimentação escolar, em muitos municípios brasileiros, é restrito a poucas frutas e hortaliças e de baixa qualidade. A alimentação escolar precisa ajudar a resgatar o consumo de frutas e hortaliças frescas em especial da produção local. A aquisição de frutas e hortaliças in natura para o serviço de alimentação escolar é um grande desafio. Existe grande diferença de valor, no mesmo dia, entre lotes de diferentes tamanhos e de diferentes qualidades do mesmo produto. É comum que a indicação de compra seja da classificação mais valorizada na ‘Cotação de Preços da CEAGESP’ e que a classificação recebida nas escolas seja o menos valorizada: paga-se pelo mais caro e recebe-se o mais barato. A escolha correta, em cada época, do produto, da variedade e da classificação de melhor custo-benefício e a exigência de obediência a padrões mínimos de qualidade, permitem a otimização de utilização dos recursos públicos – maior oferta, maior qualidade e maior diversidade e consumo das frutas e hortaliças na alimentação escolar.

O projeto Hortiescolha é um programa de apoio à tomada de decisão na escolha das frutas e hortaliças frescas, variedade, classificação, padrão mínimo de qualidade e melhor época de aquisição.

O Hortiescolha é destinado ao Serviço de Alimentação e em especial ao Serviço de Alimentação Escolar. A alimentação fora do lar está crescendo muito no Brasil: 18,8 milhões de refeições são servidas a cada dia pelos serviços de alimentação coletiva (autogestão, refeições coletivas e refeições convênio) segundo a ABERC - Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas. O PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar atende 43,1 milhões de alunos nas escolas públicas brasileiras.

O trabalho financiado pela FAPESP, processo 2010/52337-0, tem a parceria do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo e do Centro de Qualidade em Horticultura da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - CEAGESP.

Processo FAPESP: 2010/52337-0

Processo CNPq 407668/2012-8

Equipe

Interessado?

Preencha a Ficha e solicite maiores informações.

Tenho interesse!

Contato

(11) 3643-3827
   (11) 3643-3825

hortiescolha@ceagesp.gov.br