fechar
Ainda não tem cadastro? Faça agora
Esqueci a senha

Já tem cadastro? Conecte-se

Biblioteca Hortiescolha

Sazonalidade das frutas e hortaliças

Última atualização em 16 de Janeiro de 2017.

Uma boa parceria com a Natureza exige o conhecimento do comportamento de cada planta e o da sua melhor região de produção e época de plantio (luz, temperatura, fertilidade do solo, altitude, relevo). O plantio na melhor época e região permite maior produção por área (produtividade), melhor qualidade, menor custo de produção, menor ocorrência de pragas e doenças e menor aplicação de insumos como defensivos, menor custo e melhor qualidade do produto para o consumidor.

O Brasil é grande em área, população, diversidade, complexidade. Cento e noventa milhões de habitantes, concentrados em grandes aglomerações urbanas, ocupam 850 milhões de hectares, situados entre as latitudes +5º16'20" N e -33º44'32" S e as longitudes -34º45'54"L e -73º59'32" e altitudes que variam entre 0 e 2.994 metros.  A diversidade geográfica do Brasil garante, para muitas frutas e hortaliças, a existência de diferentes origens de produção em diferentes épocas do ano.

O Entreposto Terminal de São Paulo da CEAGESP, também conhecido como a Ceasa de São Paulo, é um dos maiores entrepostos de abastecimento de frutas e hortaliças do mundo. Nos últimos três anos, horticultores de 2.500 dos 5.560 municípios brasileiros, 25 dos 27 estados brasileiros e doze países enviaram produtos para serem comercializados na Ceasa de São Paulo. Ela concentra 38% das frutas e 30% das hortaliças comercializadas nas principais ceasas brasileiras.

O conhecimento do tempo certo para cada fruta e hortaliça permite o planejamento da compra na época de menor preço e melhor qualidade, o crescimento do volume comercializado e clientes mais felizes.

Utilize a Tabela de Sazonalidade para adquirir e consumir cada fruta e hortaliça na sua melhor época, no tempo certo. Ela está disponível no Hortipédia, para cada fruta e hortaliça.